16 de Janeiro de 2018


Saiba o que é Alopecia Androgenética


A alopecia androgenética afeta 5% das mulheres e causa o afinamento dos fios ao longo do tempo.

 

As mulheres que sofrem com quedas de cabelo em excesso com certeza já se depararam com o termo alopecia androgenética. Parece complicado, mas denomina uma condição mais comum do que se imagina: popularmente, a alopecia é conhecida como calvície e afeta tanto homens quanto mulheres.

A alopecia androgenética é causada por uma hipersensibilidade de receptores hormonais no couro cabeludo, levando ao afinamento progressivo do fio de cabelo até completa obstrução do folículo piloso (local onde nascem os fios).

 

Conte com o Versatil Mega Hair Center! Entre em contato e agende sua avaliação!

 

 

Alopecia androgênica é uma doença genética, mas alguns fatores podem piorar o problema, como, por exemplo, a menopausa e o uso de suplementação de hormônios masculinos. Exames genéticos podem identificar os pacientes com maior risco de desenvolver a doença. Entretanto, não há como evitar totalmente o desenvolvimento da alopecia sem o tratamento adequado.

Entre as mulheres, a condição atinge uma porcentagem baixa, mas funciona da mesma maneira: uma falha aqui e outra ali que vão aumentando periodicamente. Infelizmente, é o tipo de condição que não tem cura.

 

Porém é possível controlar e até mesmo reverter um quadro de alopecia, mas há, claro, um certo nível de dedicação atrelado: A paciente deve saber que sempre terá que usar medicamentos visando o controle da doença.

 

COMO IDENTIFICAR A ALOPECIA ANDROGENÉTICA?

 

É preciso prestar atenção na saúde do seu cabelo para identificar a doença. Os primeiros sinais envolvem uma perda mais difusa do cabelo, com raleamento visível dos fios no topo da cabeça. A risca do cabelo vai se ‘alargando’ e mostrando cada vez mais o couro cabeludo.

Ao mesmo tempo, não necessariamente essa queda pode implicar um quadro de alopecia. Por isso é tão importante passar sempre pela avaliação de um profissional, já que cada caso é um caso.

 

Muitas vezes, a queda e fraqueza dos fios pode estar associada a outros fatores importantes, como a produção hormonal do seu organismo. Algumas queixas são importantes para suspeitarmos de um quadro de alopecia androgenética: histórico familiar do caso; afinamento gradual dos cabelos; mulheres com quadro de síndrome do ovário policístico têm maior predisposição a desenvolver a doença; algumas mulheres só apresentam sintomas de alopécia depois menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção de hormônios. Quanto mais informações você levar para o seu médico, melhor.

 

 

Outro ponto importante é que a doença não está diretamente ligada a quedas volumosas de cabelo (quando você passa a mão na cabeça e vem uma quantidade considerável de fios junto). O fio afina gradualmente até que o folículo fica entupido e ele não cresce mais. Porém, você pode, sim, ter um caso de alopecia ligado a outro de queda significativa.

 

A ALOPECIA NO DIA A DIA

 

Uma das maiores dificuldades de adaptar o tratamento de alopecia no dia a dia é, justamente, entender que essa doença é uma doença sem cura e que o tratamento não tem fim. É preciso ter uma rotina de cuidados regrada. Vale lembrar que se o tratamento for interrompido, a determinação genética volta a se manifestar e a condição retorna. Além disso, vários tratamentos levam meses para começar a apresentar os resultados desejados.

 

Porque afeta a autoestima feminina diretamente, é comum as mulheres se sentirem desmotivadas a procurar uma saída e uma forma de reverter a condição. Essa, é uma das principais dificuldades entre as mulheres ao lidar com a doença. A maior dificuldade é colocar esta condição como prioridade na sua vida para resgatar a autoestima. Se permanecer firme com o tratamento, vai haver uma melhora.

 

 

O Versatil Mega Hair Center possui uma área exclusiva para clientes que sentem-se fragilizados devido à queda de cabelo, e profissionais qualificados para atender às necessidades e ajudá-lo na recuperação estética e emocional, fazendo com que o cliente sinta-se extremamente feliz com o resultado.

 

Conte com o Versatil Mega Hair Center! Entre em contato e agende sua avaliação!